10+1 Exposição de Joalharia da Escola Alquimia-Lab
Pela comemoração dos 10 anos da escola de Joalharia Alquimia-Lab, e o reconhecimento do trabalho feito através dos nossos alunos, surge a exposição 10+1. A celebração que deveria ter acontecido em março de 2021 e foi impedida pelo período de confinamento, decorreu entre o dia 11 de março e o dia 05 de Abril de 2022, no Museu da Moda e dos Têxteis, do WOW, em Vila Nova de Gaia.
A exposição compôs-se em três espaços distintos: Espaço Audiovisual, Espaço de exposição de Peças e Espaço de exposição de Materiais e Ferramentas.
No espaço audiovisual foi exibido um filme onde pode ver-se espaços da escola, várias técnicas e formas de trabalho, bem como testemunhos de alguns alunos. Este espaço foi o primeiro contacto do visitante com a exposição. O som e a imagem são a apresentação e contextualização da escola e de toda a exposição.
No espaço estiveram mais de 60 peças de joalharia expostas, das quais trabalhos onde a técnica da filigrana está presente. As peças exibidas representam a abordagem dos novos designers, numa abordagem diferente das expostas no Museu, mais tradicionais e representativas da filigrana Portuguesa. Oferecendo uma leitura contemporânea de uma técnica ancestral aos visitantes desta exposição. Estas peças fizeram a ponte entre Museu e Escola. A ligação da técnica da Filigrana, o ensino e a projecção do design no futuro da filigrana.
Também em exposição estiveram vários trabalhos de joalharia dos alunos desenvolvidos nos dois projectos escolares: “Percepção Visual do Movimento e Ritmo” e “ Análise de trabalho fotográfico de Helena Almeida”, bem como peças já realizadas anteriormente e que foram consideradas uma mais-valia na representação da qualidade artística e técnica da nossa escola.
Cada peça foi acompanhada por uma pequena memória técnica e descritiva. Também por desenhos, fotografias ou suportes visuais, que demonstravam o desenvolvimento projetual do aluno até ao produto final. Este espaço deu ao visitante a leitura actual da joalharia contemporânea. Os trabalhos expostos foram representativos das várias formas e linguagens que a joalharia portuguesa tem na actualidade. Desde o uso de materiais alternativos em peças autorais até as peças com uma linguagem mais comercial. A joalharia está cada vez mais associada á moda, acompanhando as tendências, sendo por outro lado, uma forma de arte e de expressão do designer joalheiro. Foram também apresentados alguns materiais e ferramentas usados na construção de uma jóia, a diversidade é enorme. E aliar ferramentas de trabalho às peças em construção, é uma curiosidade que cativa e educa. Nesse sentido o visitante viu para além do resultado final e percebeu como se chega da matéria-prima á peça final.